SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue94From teaching crafts to high school vocational education in Mozambique: has the idea of polytechnic school finally been materialized?The early school leaving phenomenon in the new millennium Europe: data, policies, interventions and perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MELO, Alessandro de; FARIA, Camila Grassi Mendes de; WOLF, Luciani  and  CAVALCANTE, Rafael Gomes. EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PERSPECTIVA DO EMPRESARIADO BRASILEIRO: O projeto de educação básica da Confederação Nacional da Indústria. Cad. CEDES [online]. 2014, vol.34, n.94, pp.333-348. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622014000300004.

O presente artigo tem por objetivo examinar o projeto de educação básica da Confederação Nacional da Indústria. O projeto educativo é entendido como resultado de mediações da burguesia industrial para construir um pacto social em torno de um projeto de sociedade, para o qual a burguesia industrial investe esforços no sentido de convencer tanto os representantes dos trabalhadores quanto do Estado. O seu propósito é o de influenciar a implantação de políticas públicas em educação e, assim, converter suas ideias particulares de classe em um projeto universal. A pesquisa foi realizada com base em análise documental e revisão bibliográfica, tomando como referência metodológica princípios da teoria social marxista de análise da sociedade e das lutas de classes.

Keywords : Empresariado e educação; Pacto Social; Educação básica; Confederação Nacional da Indústria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )