SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número98Debates: about the role of school and adult educators in prisons índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira; CARVALHO, Alexandre Filordi de  e  NOVAES, Luiz Carlos. A formação do pedagogo e a educação nas prisões: reflexões acerca de uma experiência. Cad. CEDES [online]. 2016, vol.36, n.98, pp.109-122. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016162564.

O objetivo deste artigo foi problematizar a formação do educador para atuar no novo contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais, tendo como referência as diretrizes que orientam e organizam o curso de Pedagogia e a oferta da educação de jovens e adultos (EJA) nas escolas regulares e nos estabelecimentos penais. Para tanto, a partir de pesquisas sobre a temática, realizou-se um debate teórico-crítico em torno dos limites e das possibilidades implicados no exercício da docência em estabelecimentos penitenciários, bem como das condições de contratação de professores, no estado de São Paulo, para este tipo de atuação docente. A formação do pedagogo, numa perspectiva crítica, foi abordada desde a experiência inovadora realizada na Universidade Federal de São Paulo.

Palavras-chave : Educação nas prisões; Educação de jovens e adultos; Formação do pedagogo; Exercício da docência; Política educacional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )