Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO

Evaluation of learning on the contours of the integrated curriculum in high school

RESUMO:

O objetivo deste artigo foi analisar de que forma a avaliação de aprendizagem é proposta para o ensino médio brasileiro, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM), atentando para sua articulação com os diversos componentes do currículo integrado. Indagamos sobre as possibilidades de constituir uma nova forma de organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo e da cidade, na perspectiva de superação da artificialidade e fragmentação do ensino e da avaliação no ensino médio. Pautamo-nos em uma abordagem crítico-dialética e na metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a análise dos cadernos do PNFEM e das DCNEM. Com este estudo, esperamos contribuir para a compreensão da função da avaliação no ensino médio, no contexto do currículo integrado e de formação humana integral.

Palavras-chave:
Avaliação; Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio; Currículo integrado

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br