SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número101PEDAGOGIA CRÍTICO-PERFORMATIVA: TENSIONAMENTOS ENTRE O PRÓPRIO E O COMUM NO ESPAÇO-TEMPO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

ICLE, Gilberto  e  BONATTO, Mônica Torres. POR UMA PEDAGOGIA PERFORMATIVA: A ESCOLA COMO ENTRELUGAR PARA PROFESSORES-PERFORMERS E ESTUDANTES-PERFORMERS. Cad. CEDES [online]. 2017, vol.37, n.101, pp.7-28. ISSN 1678-7110.  https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017168674.

Este texto apresenta a possibilidade de pensar a performance em diferentes acepções; entre elas, aquelas que mostram a sua capacidade de desestabilizar a escola e o que sabemos sobre ela. Descrevem-se três experiências com alunos da educação básica e, a partir delas, desdobram-se noções com o intuito de circunscrever uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar, em que se apresenta o conceito de liminar; e “professor-performer” e “estudante-performer”, noções que procuram minimizar a diferença hierárquica entre professor e aluno.

Palavras-chave : Performance; Estudos da Performance; Educação; Educação Básica; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )