SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número101DESAFIOS DA DIVERSIDADE EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE PERFORMANCES NARRATIVAS DE CRIANÇAS IMIGRANTESO QUE PODE A PERFORMANCE NA ESCOLA? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

MACHADO, Marina Marcondes. GUERRA DE MAÇÃS E SEUS DESDOBRAMENTOS: A ESCOLA COMO PAISAGEM PERFORMATIVA. Cad. CEDES [online]. 2017, vol.37, n.101, pp.65-82. ISSN 1678-7110.  https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017168669.

O artigo lança semeadura para macieiras - imagem de reparação para uma guerra de maçãs ocorrida em uma escola pública brasileira, episódio disparador do texto, cuja referência central é a performatividade cotidiana e extracotidiana na educação e suas possibilidades hermenêuticas: leitura de si, do outro e do mundo compartilhado. A aposta feita é de ocupação dos espaços escolares como espaço convivial dos seres viventes: locais de pertença e de vitalidade, bem como fórum de conversas sobre múltiplos assuntos, incluindo a doença, a violência e a morte.

Palavras-chave : Educação; Escola; Performance; Criança; Professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )