Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Cadernos CEDES
versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110
Resumo
MACHADO, Marina Marcondes. GUERRA DE MAÇÃS E SEUS DESDOBRAMENTOS: A ESCOLA COMO PAISAGEM PERFORMATIVA. Cad. CEDES [online]. 2017, vol.37, n.101, pp.65-82. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017168669.
O artigo lança semeadura para macieiras - imagem de reparação para uma guerra de maçãs ocorrida em uma escola pública brasileira, episódio disparador do texto, cuja referência central é a performatividade cotidiana e extracotidiana na educação e suas possibilidades hermenêuticas: leitura de si, do outro e do mundo compartilhado. A aposta feita é de ocupação dos espaços escolares como espaço convivial dos seres viventes: locais de pertença e de vitalidade, bem como fórum de conversas sobre múltiplos assuntos, incluindo a doença, a violência e a morte.
Palavras-chave : Educação; Escola; Performance; Criança; Professor.