SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número101O QUE PODE A PERFORMANCE NA ESCOLA?Contributions of analytical perspectives on performance, performativity, body and affection for understanding the production of gendered subjects at school índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

CAON, Paulina Maria. JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOS. Cad. CEDES [online]. 2017, vol.37, n.101, pp.107-130. ISSN 1678-7110.  https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017168673.

Analisando narrativas sobre experiências corporais de professores e estudantes da Educação Básica, discute-se no artigo os jogos, performances e performatividades emergentes nesse contexto. Jogo, performance e performatividade são vistos como modulações de corporalidade que redimensionam nossa experiência no mundo e possibilitam outras abordagens na análise do cotidiano escolar. O texto se propõe a problematizar categorias recorrentes na análise da escola, sublinhando as possibilidades de reordenamento, suspensão, subversão de papéis e discursos nesse campo de estudo.

Palavras-chave : Corpos; Escola; Experiência; Performance; Etnografia fenomenológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )