Acessibilidade / Reportar erro

O CURRÍCULO NARRATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS CRIANÇAS DO CAMPO: REFLEXÕES PARA UM DIÁLOGO PEDAGÓGICO

The narrative curriculum in rural childhood education: reflections for a pedagogical dialogue

RESUMO:

Neste ensaio, aproximamos as concepções de currículo narrativo e educação infantil do campo para propor um diálogo pedagógico em torno dos bebês e das crianças pequenas residentes em áreas rurais do Brasil. O desafio está no complexo atendimento às crianças do campo, face à sua diversidade, bem como de práticas pedagógicas. Questionamo-nos a respeito da constituição de um currículo narrativo, articulador de saberes e fazeres das crianças, organicamente vinculado aos modos de ser/estar e produzir a vida no campo.

Palavras-chave:
Educação infantil do campo; Currículo narrativo; Diálogo pedagógico

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br