SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número104From strengthening the will to develop the personality: body and emotion in the Chilean education (c.1900-c.1950)A EDUCAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS NO PROJETO MATO-GROSSENSE DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO (1910-1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

MOGARRO, Maria João. O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVA. Cad. CEDES [online]. 2018, vol.38, n.104, pp.63-74. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622018178007.

Neste artigo abordamos o quotidiano escolar nessa instituição, nas suas primeiras duas décadas e meia de existência, analisando como o modelo pedagógico alternativo se refletiu no controle dos corpos e das almas, nos uniformes, nas noções e práticas de higiene, na limpeza e saúde e como essa dimensão contribuiu para a educação integral dos alunos. O estudo foi desenvolvido com base no espólio documental da própria instituição, assim como na bibliografia publicada sobre o tema, recorrendo também a entrevistas, fotografias e objetos materiais que contribuem para uma compreensão adequada dessa escola nova e inovadora.

Palavras-chave : Escola Oficina; Inovação; Práticas quotidianas; Património cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )