SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número104Discourse and metaphor: two keys to analyze the body in school índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

NOBREGA, Terezinha Petrucia da; ANDRIEU, Bernard; SILVA, Luiz Arthur Nunes da  e  TORRES, Laís Saraiva. CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA. Cad. CEDES [online]. 2018, vol.38, n.104, pp.115-128. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622018177914.

Este ensaio apresenta uma leitura transversal da obra de Georges Hébert e de Émile Jaques-Dalcroze, considerando as relações entre corpo, expressão e educação na natureza. Nesse movimento, a educação faz a passagem da natureza à cultura e da cultura à natureza, ecologizando-se. Assim, o naturismo presente em ambos os estudos funda e atualiza os princípios da ecologia corporal, que envolve o interior de nós, mas também o exterior, em um processo de educação intercorpóreo que envolve o próprio corpo e o corpo do mundo.

Palavras-chave : Corpo; Naturismo; Educação física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )