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Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

RODRIGUES, Juliana Pedreschi; GONCALVES, José Luís; GARCIA, Valéria Aroeira  e  GONCALVES, Daniela. EDUCAÇÃO INTEGRAL, INSTITUCIONALIZAÇÃO DO TEMPO LIVRE: OUTRAS LÓGICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO LUSO-BRASILEIRO. Cad. CEDES [online]. 2019, vol.39, n.108, pp.145-160.  Epub 16-Set-2019. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622019225885.

A finalidade principal do presente artigo é refletir sobre os debates que circundam a educação integral. Baseado em revisão bibliográfica de estudos específicos sobre essa temática, propõe um breve diálogo entre concepções de educação integral no Brasil e em Portugal, articulando-as com propostas no campo da educação não formal. São apresentadas observações sobre as peculiaridades da educação integral em ambos os países, atentos para outros jeitos de organizar o processo educacional, escapando de uma única lógica e do risco de institucionalização cada vez maior do tempo livre.

Palavras-chave : Educação em tempo integral; Educação não formal e informal; Intervenção comunitária.

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