Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Cadernos CEDES
versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110
Resumo
VARANI, Adriana; CAMPOS, Cristina Maria e ROSSIN, Elizabeth. A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRA A EDUCAÇÃO INTEGRAL? O QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TÊM A NOS DIZER. Cad. CEDES [online]. 2019, vol.39, n.108, pp.177-192. Epub 16-Set-2019. ISSN 1678-7110. http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622019218950.
O artigo aborda como a formação humana pode integrar a educação integral nos contextos de resistência à estrutura escolar, em que tempos e espaços cindidos promovem reprodução de relações desumanizantes. Com uma abordagem qualitativa da pesquisa, contextualizou-se política e conceitualmente o tema. Em seguida, foi feito o registro narrativo da experiência com alfabetização de uma professora de escola pública para refletir sobre como as dimensões ética e estética podem se materializar na educação integral. Essa materialização indica a potência de recriação do trabalho pedagógico como ato responsável para o reconhecimento das crianças como autoras de seu processo de aprendizagem.
Palavras-chave : Formação humana; Educação integral; Alfabetização.