SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número108A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DIANTE DE RETROCESSOS SOCIAISESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VERSUS FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

VARANI, Adriana; CAMPOS, Cristina Maria  e  ROSSIN, Elizabeth. A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRA A EDUCAÇÃO INTEGRAL? O QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TÊM A NOS DIZER. Cad. CEDES [online]. 2019, vol.39, n.108, pp.177-192.  Epub 16-Set-2019. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622019218950.

O artigo aborda como a formação humana pode integrar a educação integral nos contextos de resistência à estrutura escolar, em que tempos e espaços cindidos promovem reprodução de relações desumanizantes. Com uma abordagem qualitativa da pesquisa, contextualizou-se política e conceitualmente o tema. Em seguida, foi feito o registro narrativo da experiência com alfabetização de uma professora de escola pública para refletir sobre como as dimensões ética e estética podem se materializar na educação integral. Essa materialização indica a potência de recriação do trabalho pedagógico como ato responsável para o reconhecimento das crianças como autoras de seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave : Formação humana; Educação integral; Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )