Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Cadernos CEDES
versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110
Resumo
ROVERONI, Mariana; MOMMA, Adriana Missae e GUIMARAES, Bruna Cirino. EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UM DIÁLOGO SOBRE OS TEMPOS. Cad. CEDES [online]. 2019, vol.39, n.108, pp.223-236. Epub 16-Set-2019. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019219069.
O presente texto propõe-se a trazer indagações sobre a escola de tempo integral e a educação integral no contexto atual. Essa reflexão implica a leitura do contexto e do cenário social e político, nos quais as concepções de educação e sociedade são forjadas atreladas aos ditames da economia global. Em termos sociológicos, a educação integral faz um chamamento contrário à visão fragmentada do ser, da vida, do tempo, mas, por outro lado, em termos políticos, não altera drasticamente a realidade, mantendo o conjunto de contradições socioeconômicas, de classe, acirrando a exclusão em escala global.
Palavras-chave : Escola integral; Escola de tempo integral; Educação integral; Tempos.