SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número108AMPLIAÇÃO DA JORNADA DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM PANORAMA DE POLÍTICAS E DISCURSOSEDUCAÇÃO INTEGRAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: COMO ESSAS POLÍTICAS SÃO IMPLEMENTADAS AO MESMO TEMPO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

ROVERONI, Mariana; MOMMA, Adriana Missae  e  GUIMARAES, Bruna Cirino. EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UM DIÁLOGO SOBRE OS TEMPOS. Cad. CEDES [online]. 2019, vol.39, n.108, pp.223-236.  Epub 16-Set-2019. ISSN 1678-7110.  https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019219069.

O presente texto propõe-se a trazer indagações sobre a escola de tempo integral e a educação integral no contexto atual. Essa reflexão implica a leitura do contexto e do cenário social e político, nos quais as concepções de educação e sociedade são forjadas atreladas aos ditames da economia global. Em termos sociológicos, a educação integral faz um chamamento contrário à visão fragmentada do ser, da vida, do tempo, mas, por outro lado, em termos políticos, não altera drasticamente a realidade, mantendo o conjunto de contradições socioeconômicas, de classe, acirrando a exclusão em escala global.

Palavras-chave : Escola integral; Escola de tempo integral; Educação integral; Tempos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )