SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue113CHILDHOOD, VISUAL CULTURE AND CONSUMPTION: STUDIES THOUGHTSCHILDHOOD AND DIGITAL MEDIA: STORIES OF CHILDREN AND ADOLESCENTS ABOUT THEIR DAILY LIVES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos CEDES

On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

BARBOSA, Maria Inês Batista  and  REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. UM BAÚ MÁGICO: HISTÓRIAS E AVENTURAS PARA CRIANÇAS SURDAS NUMA WEB TV. Cad. CEDES [online]. 2021, vol.41, n.113, pp.65-74.  Epub Jan 15, 2021. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/cc242484.

Este artigo analisa a concepção do programa para crianças surdas Baú do Tito, por meio de uma pesquisa etnográfica que acompanhou sua produção. O programa apresenta a língua de sinais por meio de um universo lúdico, que mistura fantasia e realidade. A segmentação por faixa etária, a interatividade e o protagonismo da criança surda foram algumas das estratégias encontradas, as quais estão em sintonia com os princípios que orientam a produção de programas infantis na atualidade. Elas evidenciam que os produtores concebem o espectador surdo infantil como sujeito cultural, não como deficiente.

Keywords : Televisão; Criança surda; Programa infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )