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Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289

Resumo

RUIZ, Mariel Alejandra. O papel da escola e a educação física na construção da corporeidade infantil: Um estudo na perspectiva narrativa. Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.) [online]. 2011, vol.33, n.1, pp.37-50. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000100003.

A investigação tem como objetivo conhecer a contribuição da educação física escolar na construção da corporeidade infantil no contexto europeu. A metodologia construccionista (Guba;  Lincoln, 1994) e o estudo etnográfico (Denzin, 1997) serviram para narrar histórias que refletiram as principais características dos modos de produção de corporeidades do centro educativo investigado. Os resultados indicam que a educação física escolar promove a exclusão de corporeidades que, por sua capacidade de ação, se identificam com posições e modelos distintos impostos pela escola e que a prática pedagógica corporal não reconhece os projetos alternativos que os sujeitos constroem a margem dos discursos e práticas escolares dominantes.

Palavras-chave : Escola; educação física; corporeidade; processo de agenciamento.

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