SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1O papel da escola e a educação física na construção da corporeidade infantil: Um estudo na perspectiva narrativaO jogo de futebol no contexto escolar e extraescolar: encontro, confronto e atualização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289

Resumo

SILVA, Bruno Vasconcellos; CAPARROZ, Francisco Eduardo  e  ALMEIDA, Ueberson Ribeiro. A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.) [online]. 2011, vol.33, n.1, pp.51-68. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000100004.

Trata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola.

Palavras-chave : Educação Física escolar; imaginário social; escolarização; formação inicial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons