SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Educação da mente e do corpo, professor pesquisador reflexivo e a ciência do concretoA mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289

Resumo

SILVA, Marcelo Moraes e  e  CAPRARO, André Mendes. O contexto de fundação da escola de educação física e desportos do Paraná: educando corpos para a vida urbana. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2011, vol.33, n.3, pp. 623-636. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000300007.

O presente artigo objetiva analisar o contexto sócio-político que favoreceu a fundação de uma instituição que visava especificamente formar profissionais na área de Educação Física, a Escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Fundada em Curitiba no ano de 1942, a Escola foi fruto de um cenário político amplo, no qual o Estado, permeado por ideais higiênicos/eugênicos, passa a se preocupar mais com a educação formal. Como reflexo, novas condutas físicas e morais foram incorporadas por meio das práticas presentes nos currículos escolares. A Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, mesmo com as suas singularidades, fez parte ativamente deste processo.

Palavras-chave : Escola de Educação Física e Desportos do Paraná; Educação Física; sistema educacional; Curitiba.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português