SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Labor Gymnastic's effects on low back pain and postural habits adopted in the working environmentAnthropometry and somatotype: determinant factors in the selection of brazilian volleyball players author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289

Abstract

TREMEA, Victor Wigner; GOMES, Lara Elena  and  LOSS, Jefferson Fagundes. Descrição do comportamento da força do kite em relação ao seu posicionamento e ao deslocamento da barra de controle. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2011, vol.33, n.3, pp. 715-732. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000300013.

Introdução. No kitesurfing, os velejadores deslocam-se alterando o ângulo de ataque do kite de duas formas: mudando o kite na janela de vento e movimentando a barra de controle. Objetivo. Descrever o comportamento da força do kite em relação ao seu posicionamento e à distância percorrida pela barra de controle. Métodos. Foram utilizados sistemas de videogrametria e dinamometria. Duas situações foram testadas: movimentando o kite na janela de vento e deslocando a barra. Resultados. A força aumentou quando a barra foi abaixada. Movimentando o kite, a zona de força foi definida pela combinação de ângulos verticais menores que 60° com ângulos horizontais menores que 20°. Conclusão. A força aumenta quando a barra é abaixada. O ângulo vertical pode exercer maior influência na força.

Keywords : Esportes radicais; esportes náuticos; janela de vento; ângulo de ataque.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese