SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Anthropometry and somatotype: determinant factors in the selection of brazilian volleyball playersMotivational factors associated with physical exercise in college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289

Abstract

VIANA, André Rocha; BARELA, José Angelo; GARCIA, Claudia  and  BARELA, Ana Maria Forti. Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2011, vol.33, n.3, pp. 747-760. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000300015.

O objetivo deste estudo foi investigar o desempenho e a contribuição da informação visual no controle postural de crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística (GA). Quarenta e três meninas, 23 praticantes de GA e 20 não praticantes de GA, idade 5 a 7 e 9 a 11 anos, permaneceram em pé sobre uma plataforma de força em três bases de apoio: bipodal, semi-tandem stance e base reduzida, com olhos abertos e com olhos fechados. A área de deslocamento do centro de pressão e o índice de contribuição visual foram calculados. Os resultados indicaram que a prática de GA melhora o controle postural de crianças nos anos iniciais de desenvolvimento. Ainda, crianças praticantes de GA utilizam melhor informação visual que crianças não praticantes de GA para manter a postura ereta mais estável.

Keywords : Desenvolvimento humano; postura; treinamento; informação sensorial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese