SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Self-efficacy, satisfaction and disposition to continue in teaching practice for Physical Education Teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289

Abstract

DELSAHUT, Fabrice. As jornadas antropológicas em Sant Louis. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 809-823. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000400002.

Em 1904, como parte da Exposição Universal de SaintLouis, os Jogos Olímpicos não puderam escapar da ascensão de ideologias racistas de princípios do século vinte, de forma que estiveram no centro da discussão da potencialidade esportiva de diferentes raças. Forma preparadas competições especiais chamadas "Jornadas Antropológicas", destinadas àqueles que para a América segregacionista da época. O impacto dos estudos sobre raça sobre a maneira de pensar no esporte não foi, ao contrário do que os diferentes presidentes do COI se esforçaram em fazer crer no curso das décadas seguintes, um simples avatar do movimento olímpico. Veremos a influência deste espetáculo atlético interracial não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo, particularmente no que se refere ao papel da imprensa. As Jornadas Antropológicas permitiram, indubitavelmente, elaborar uma certa perspectiva sobre a outricidade e limitaram a integração dos povos autóctones na máquina esportiva mundial.

Keywords : Antropologia; Jornadas Antropológicas; Jogos Olímpicos; esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish