SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Concerns along teacher´s career: case studies with Physical Education teachers of public teaching statewideAnalysis of dance as structuring content of the basic education curriculum guidelines of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289

Abstract

SILVEIRA, Viviane Teixeira; RIGO, Luiz Carlos; CESAR, Maria Rita de Assis  and  PARDO, Eliane Ribeiro. Escola de formação de "professoras": as relações de gênero no currículo superior de educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 857-872. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000400005.

As relações de gênero continuam sendo um tema recorrente no campo da Educação Física. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo investigar como as relações de gênero estiveram presentes na emergência e na consolidação do currículo da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). A metodologia utilizada para realizar a pesquisa foi a História Oral. Assim, através da coleta de cinco (5) depoimentos orais, de fontes históricas escritas (jornais, atas e documentos avulsos) e de um suporte teórico pós-estruturalista, concluímos que a emergência da ESEF/UFPel e as suas práticas curriculares nos anos de 1970 e 1980 estiveram atreladas a discursos e a práticas que reiteraram a maximização das diferenças entre os sexos, entre homens e mulheres.

Keywords : Currículo; relações de gênero; memória institucional; formação de.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese