SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4School training of teachers: the gender relations in the curriculum higher of Physical EducationCapoeira classes in physical education: some notes on processes for teaching-learning for teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289

Abstract

BUOGO, Edmara Cristina Bonetti  and  LARA, Larissa Michelle. Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 873-888. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000400006.

O estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação.

Keywords : Educação física; currículo; dança; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese