SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Escuela de formación para profesores: relaciones de género en el currículo superior de Educación FísicaCapoeira en las clases de educación física: algunas notas sobre los procesos del enseñanza-aprendizaje de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versión impresa ISSN 0101-3289

Resumen

BUOGO, Edmara Cristina Bonetti  y  LARA, Larissa Michelle. Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 873-888. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000400006.

O estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação.

Palabras llave : Educação física; currículo; dança; escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués