SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Relationship between formation of young players in Brazil and educationExpectations of media on the legacy of the 2016 Olympics games: instrumental and substantive rationality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289

Abstract

GALAK, Eduardo Lautaro  and  GAMBAROTTA, Emiliano Matías. Conquista, confirmação e construção do conceito "corpo": uma proposta para o estudo das práticas corporais a partir da epistemologia de Pierre Bourdieu. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 923-938. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000400009.

Este artigo reflete sobre como o corpo tem sido investigado em Educação Física, de maneira a questionarmos como ele é compreendido em tais pesquisas, tomando como situação exemplar o caso da Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Esta questão, de ordem epistemológica, segue os três momentos que Bourdieu descreve ao considerar a pesquisa de um fenômeno social: conquista, construção e confirmação. No primeiro encontramos uma ruptura com o conceito que o senso comum tem sobre o corpo; no segundo, destacamos o esforço de construção do próprio objeto de estudo para educação física; no terceiro, se proporó algumas possíveis linhas de investigação da noção de "corpo"que escapem dos diferentes substancialismos.

Keywords : Educação física; educação corporal; epistemo-metodologia; Bourdieu.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish