SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Activation and co-contraction of the gastrocnemius and anterior tibial muscles in the gait of women using different heights of heelsLifestyle among physical education students of a public university in Sergipe, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289

Abstract

PENNA, Eduardo Macedo; COSTA, Varley Teoldo da; FERREIRA, Renato Melo  and  MORAES, Luiz Carlos Couto de Albuquerque. Efeito da idade relativa no futsal de base de Minas Gerais. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 41-51. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000100004.

O Efeito da Idade Relativa, representado pela vantagem obtida pelo atleta nascido mais próximo ao início do ano de seleção, mostra-se uma variável significativa para a identificação de talentos em diversas modalidades. Objetivou-se avaliar o quartil de nascimento de atletas das categorias de base do futsal em Minas Gerais. Foram analisados 510 atletas inscritos em competições federadas em 2009. Para análise empregou-se o teste de qui-quadrado. Verificou-se diferenças significativas na distribuição dos quartis de nascimento em quatro das cinco categorias avaliadas, com predominâncias do primeiro e segundo quartis. Concluiu-se que o Efeito da Idade Relativa é um fator que pode influenciar a seleção de atletas nas categorias de base do futsal.

Keywords : talento; futsal; grupos etários; efeito da idade relativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese