SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Práticas corporais na educação corporalUm estudo sobre a formação política de professores de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289

Resumo

RAIMUNDO, Alessandra Cristina; VOTRE, Sebastião Josué  e  TERRA, Dinah Vasconcellos. Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2012, vol.34, n.4, pp.845-858. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000400004.

Em Minas Gerais, o projeto Acelerar para Vencer vem sendo executado com vistas a oferecer estratégias de intervenção pedagógica para alunos com atraso escolar. Neste artigo, analisamos criticamente o planejamento curricular da Educação Física com a finalidade de identificar sua organização e práticas pedagógicas nesse projeto. O referencial analítico utilizado para a compreensão desta política educacional está apoiado no ciclo de políticas educacionais de Stephen Ball e Richard Bowe (1992) apud Mainardes (2006). O corpus se constitui dos documentos das diretrizes curriculares do projeto e do planejamento do professor. Concluímos que o planejamento não expressa, de fato, como a Educação Física contribui no desenvolvimento do projeto, que pretende diminuir desigualdades escolares.

Palavras-chave : Política educacional; educação física; projeto acelerar para vencer; planejamento curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons