SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolarFormação continuada: entendimentos e vivências dos professores de educação física no contexto do governo estadual (RS) gestão 2007/2010 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289

Resumo

SILVA, Guilherme Gil da  e  MOLINA NETO, Vicente. Um estudo sobre a formação política de professores de educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2012, vol.34, n.4, pp.859-873. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000400005.

Este estudo analisa como se articulam os elementos que contribuem para a formação política de professores de Educação Física, engajados em diferentes instituições onde esta formação acontece. Partiu-se da seguinte questão investigativa: como se dá a formação política de professores de Educação Física engajados em diferentes lutas sociais? Realizamos seis entrevistas e as analisamos à luz da produção do conhecimento sobre o objeto de estudo da formação política de professores e de uma avaliação sobre aspectos conjunturais da sociedade, da escola, da Educação e da Educação Física. Interessou-nos explorar a questão de como o sentido político da Educação se expressa na teoria e na prática entre esses professores.

Palavras-chave : Educação Física; formação de professores; formação política; produção do conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons