Acessibilidade / Reportar erro

Quando "rola a bola": reflexões sobre as práticas futebolísticas e a forma escolar nas aulas de Educação Física

When "the ball rolls": reflections about soccer and school form in Physical Education classes

Cuando "roda la pelota": reflexiones sobre las prácticas futbolísticas y la forma escolar en las clases de Educación Física

Este ensaio aborda aprendizagens do e no futebol nas aulas de Educação Física. Elaborado a partir de uma etnografia das práticas futebolísticas de jovens em um bairro de Belo Horizonte (estudo que desvelou que a aprendizagem do futebol se dá por meio do engajamento dos praticantes na prática cotidiana e que ela independe das relações pedagógicas mestre/aprendiz), o texto aborda pontualmente a penetração da "forma escolar" (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 1, n. 33, p. 7-48, jun 2001.) nas práticas futebolísticas na escola. A escassez de intervenções pedagógicas nas práticas futebolísticas nas aulas não impede o diálogo entre diferentes modos de aprender no cotidiano escolar. No futebol em diálogo com forma escolar, mais do que aprender o jogo, o que está em questão é a "educação" dos jovens a partir do esporte.

Futebol; aprendizagem; participação; forma escolar


Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com