Acessibilidade / Reportar erro

Os três pontos de entrada da economia política no futebol1 1 O presente trabalho contou com financiamento da Capes (modalidade bolsa de mestrado), através do Projeto RH-TVD.

The three points of entry of political economy in soccer

Los tres puntos de entrada de la economía política en el fútbol

O intuito deste artigo é analisar o futebol com base nos três pontos de entrada estabelecidos por Mosco (2009)MOSCO, V. La Economía Política de la Comunicación. Barcelona: Bosch, 2009. como partes que constituem um marco teórico-metodológico para estudos sobre a economia política global: mercantilização, espacialização e estruturação. A partir destas entradas, que permitem um reconhecimento da dependência dos fatores particulares do tempo-espaço e histórico-situacional em funcionamento na realidade social e, consequentemente, nas formações sociais concretas, objetiva-se aqui analisar o desenvolvimento do futebol enquanto esporte com grande recepção mundial, com a devida importância para a Indústria Cultural como uma das principais colaboradoras neste processo.

Economia política; Vincent Mosco; futebol; indústria cultural


Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com