SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Effect of three different periodization of endurance training on ventilatory thresholdRelationship between the strength of rotators shoulder muscle and capacity of transversus abdominis muscle activation (TrA) in handball athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289On-line version ISSN 2179-3255

Abstract

MILISTETD, Michel; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; SILVEIRA, Jorge  and  FUSVERKI, Denise. Análise da organização competitiva de crianças e jovens: adaptações estruturais e funcionais. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2014, vol.36, n.3, pp.671-678. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-325520143630012.

O objetivo da presente pesquisa foi analisar a organização de competições em federações esportivas de diferentes modalidades. A partir da análise de documentos oficiais, foram avaliadas 14 federações esportivas e suas respectivas idades de início da participação competitiva, a divisão de categorias, alterações estruturais e alterações funcionais. Os resultados encontrados apontam que o início das competições oficiais em todas as modalidades esportivas, com exceção do atletismo e da natação, ocorre antes dos 10 anos de idade. Com relação às modificações estruturais, a federação de futebol é a que menos propõe mudanças, alterando apenas o seu tempo de jogo. As federações de basquetebol, handebol e ginástica estabelecem o maior número de mudanças estruturais, respeitando as particularidades do público infantojuvenil. Quanto às modificações funcionais, a federação de voleibol apresenta o maior número de alterações, que se referem à execução de fundamentos (saque, bloqueio), ações de jogo (levantamento, número de atacantes) e limitações táticas nas primeiras categorias. As alterações apresentadas pelas federações paranaenses revelam clara preocupação com adaptações para o melhor aproveitamento da prática esportiva pelos jogadores, respeitando pressupostos pedagógicos da formação esportiva a longo prazo. No entanto, o início do envolvimento competitivo parece ocorrer antes das idades recomendadas pela literatura especializada, favorecendo o surgimento de um quadro de especialização esportiva precoce destes jovens atletas.

Keywords : Competição, Federações esportivas; Crianças; Jovens.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )