SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Ibero-American journals of Physical Education/Sport Sciences included in Web of Science: Evaluation and challengesWriting for publication in Physical education and sport pedagogy: reflections and advice from an editorial team author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289On-line version ISSN 2179-3255

Abstract

SAMPAIO, Tânia Mara Vieira. Desafios e perspectivas para a divulgação da pesquisa em Educação Física: um processo de construção. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2014, vol.36, n.4, pp.733-739. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2014.11.005.

O debate sobre alguns dos desafios enfrentados nos periódicos acadêmicos é intuito deste artigo. Não apenas mencionar dificuldades e impasses, mas apontar caminhos que tem sido trilhado e apresentar algumas possibilidades para que este seja um lugar de encontro e diálogo da área. Nesse sentido, apontam-se quatro premissas importantes para iniciar a reflexão: perguntar-se pela corporeidade concreta das pessoas com quem se desenvolve as pesquisas; romper com as pretensões de neutralidade na produção do conhecimento; reconhecer as relações de poder que a pesquisa promove e como quarta premissa a interdependência, sustentabilidade e "emissão zero". Há muitos avanços, no entanto, a ampliação dos processos de avaliação da pós-graduação pode melhorar o cenário.

Keywords : Periódicos científicos; Ética em pesquisa; Qualis Capes; Pesquisa em educação física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )