SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Motrivivência, 25: records of a journey, prospects of continuityScientific publishing and the challenges of policy: experiences in the Pensar a Pratica Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289On-line version ISSN 2179-3255

Abstract

STIGGER, Marco Paulo; FRAGA, Alex Branco  and  MOLINA NETO, Vicente. Os editoriais contam histórias: experiências do ofício de editor na Revista Movimento. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2014, vol.36, n.4, pp.790-801. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2014.11.013.

Este texto trata de experiências relativas ao ofício de editor da revista Movimento, periódico da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, narradas a partir dos editoriais que marcaram seus 18 anos de existência. Foram extraídos três tópicos que representam diferentes momentos de consolidação do periódico: 1) surgimento, especialização e profissionalização; 2) visibilidade e diálogos com a área de conhecimento; 3) constituição de um "capital" acadêmico. Reconstruir este processo foi uma das formas de contar a história de uma revista que nasceu em um momento adverso à publicação na área e se consolidou como uma revista importante no cenário da produção científica em Educação Física.

Keywords : Revista científica; Divulgação científica; Educação física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )