SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Uma nova e moderna sociedade? O esporte no teatro de Arthur Azevedo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289On-line version ISSN 2179-3255

Abstract

ATHAYDE, Pedro; MASCARENHAS, Fernando  and  SALVADOR, Evilásio. Primeiras aproximações de uma análise do financiamento da política nacional de esporte e lazer no Governo Lula. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.2-10. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2013.09.002.

Este artigo realiza uma análise introdutória sobre o gasto público referente às políticas de esporte e lazer no Governo Lula. Os dados coletados apresentaram uma distribuição instável entre os programas, o que impede o estabelecimento de um padrão de financiamento para o esporte e lazer durante o período analisado (2003-2010), bem como de afirmar a existência de programas e/ou frações de classes hegemônicas no que tange aos gastos públicos do setor. Todavia, algumas particularidades indicam a razoabilidade do pressuposto sobre a priorização do esporte de alto rendimento dentro da alocação dos recursos públicos destinados ao financiamento da Política Nacional de Esporte e Lazer (PNEL) do Governo Lula.

Keywords : Financiamento público; Fundo público; Política Nacional de Esporte e Lazer; Governo Lula.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )