SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Percepção organizacional dos trabalhadores de um complexo esportivo de Santa CatarinaPrevalence of use of ergogenic aids among strength training apprentices in João Pessoa - Paraíba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289On-line version ISSN 2179-3255

Abstract

ANDRADE, Marcelo Teixeira de; ESPIRITO SANTO, Luciano Chequini; ANDRADE, André Gustavo Pereira  and  OLIVEIRA, Gustavo Guimarães Aguiar. Análise dos gols do Campeonato Brasileiro de 2008 - Série A. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.49-55. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2013.04.001.

O objetivo deste artigo é quantificar e analisar a ocorrência de assistências, finalizações e pontos da baliza onde a bola entrou, para comparar a prevalência das variáveis entre as equipes locais e visitantes. Os dados foram compostos por 1.035 gols, marcados em 380 jogos do Campeonato Brasileiro de 2008. Os gols foram analisados a partir de um campograma e de um modelo de divisão da trave. Os locais de assistência de bola em movimento que resultaram em gols foram de fora da área ao centro e fora da área na ponta esquerda. Os principais locais de finalização foram a grande área e fora da área ao centro. A maioria das bolas entrou na parte inferior do gol. Houve um número baixo de gols de fora da área, o que demonstra a necessidade de explorar este recurso para a obtenção do gol.

Keywords : Futebol; Análise estatística; Observação; Desempenho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )