SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Acute response of clinical and functional variables in maximal exercise from contraction concentric versus eccentric author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289On-line version ISSN 2179-3255

Abstract

ORTA-CANTON, Antonio  and  SICILIA-CAMACHO, Álvaro. Pesquisando os momentos ótimos no esporte: uma revisão do conceito flow. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.96-103. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2014.01.001.

O objetivo deste artigo é analisar o conceito de flow e sua evolução epistemológica no âmbito da pesquisa esportiva. A análise destaca que a investigação sobre o flow mudou seu interesse inicial em descrever estas experiências, para privilegiar sua medição e controle, a fim de prever e facilitar o desempenho atlético. Entretanto, essa evolução tem se materializado sem que a definição e delimitação desse conceito tenham sido concebidas satisfatoriamente. O artigo sugere retomar o cuidado da natureza linguística de flow e aprofundar, desse modo, o que significam essas experiências para quem as vive.

Keywords : Flow; Experiência ótima; Alto desempenho; Esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )