SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Influência do modelo alométrico na relação entre consumo máximo de oxigênio e desempenho de corredores fundistasA taxa de desenvolvimento de força durante contrações isocinéticas dos extensores do joelho não é afetada pelo alongamento estático em indivíduos ativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

MONTEIRO, Adriana Diniz et al. Tempo de reação de escolha de capoeiristas iniciantes e experientes. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.395-399. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.08.005.

Na capoeira uma capacidade fundamental é o tempo de reação, pois exige a seleção rápida de uma resposta correta para a variedade de estímulos que se apresentam. O presente estudo verificou o efeito da prática da capoeira sobre o tempo de reação. Participaram 20 adultos praticantes de capoeira divididos em dois grupos de acordo com o tempo de prática. O tempo de reação foi medido com a Unidade de Determinação do Sistema de Testes de Viena (versão 6.0). Os resultados apresentaram diferença significativa (p < 0,05) para o número de respostas corretas, respostas erradas e para o tempo de reação de escolha a favor dos capoeiristas experientes em comparação com os iniciantes. Concluiu-se que a prática da capoeira pode melhorar o TR de escolha de seus praticantes.

Palavras-chave : Capoeira; Capacidade; Tempo de reação de escolha; Efeito da prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )