Acessibilidade / Reportar erro

A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista O presente trabalho é produto de uma dissertação de mestrado (Eusse, 2015).

Pedagogical practice as work of art: approaches to teacher-artist aesthetic

La práctica pedagógica como obra de arte: aproximaciones a la estética del profesor-artista

Resumo

A partir de uma análise teórico-conceitual da obra de Hans-Georg Gadamer, este estudo proporciona um diálogo entre a arte, a educação e a educação física. Na procura por abrir um caminho opcional ao dominante, oferecido pela racionalidade técnico-instrumental, discute a ideia do professor-artista. Apresenta as reflexões sobre a obra de arte nos textos do filósofo alemão, situa-as nos três grandes momentos da estrutura de uma prática pedagógica: planejamento, execução e avaliação. As considerações finais anunciam algumas limitações da proposta apresentada.

PALAVRAS-CHAVE
Educação física; Prática pedagógica; Professor-artista; Ensino

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com