SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Variáveis psicofisiológicas durante exercício físico frente a diferentes condutas de alimentação e hidrataçãoImpacto de diferentes estratégias de ensino no desenvolvimento do conhecimento declarativo de iniciantes na ginástica artística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

BENCK, Bruna Travassos; DAVID, Ana Cristina de  e  CARMO, Jake Carvalho do. Déficits no equilíbrio muscular em jovens atletas de ginástica feminina. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.342-348. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2016.01.008.

Objetivo: Avaliar os desequilíbrios musculares em atletas de ginástica feminina e correlacionar com a idade. Metodologia: 24 ginastas femininas de 9 a 15 anos tiveram os desequilíbrios musculares do joelho avaliados por meio de dinamômetro isocinético. Resultados: A razão I/Q demonstrou que 87,5% das ginastas apresentaram risco de lesão nos membros dominante e 91% no não dominante. Os desequilíbrios bilaterais revelaram 25% das ginastas com desequilíbrio bilateral superior a 10% no quadríceps e 30% nos isquiotibiais. Não foram encontradas correlações entre os desequilíbrios musculares e a idade das ginastas. Conclusão: Jovens ginastas apresentam desequilíbrios musculares que podem estar relacionados a possíveis lesões nos membros inferiores.

Palavras-chave : Desequilíbrio muscular; Ginástica; Lesão; Jovens atletas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )