SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Atribuição dada pelo levantador em sua organização ofensiva ao papel do treinador: da base ao alto nível do voleibolArtes marciais mistas: luta por afirmação e mercado da luta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

MELO, Leonardo Bernardes Silva de; ROCHA, Hugo Paula Almeida da; SILVA, André Luiz da Costa e  e  SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Jornada escolar versus tempo de treinamento: a profissionalização no futebol e a formação na escola básica. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.400-406. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.11.003.

O objetivo do presente estudo foi analisar o tempo dedicado à formação profissional no futebol e à escola básica entre os atletas das categorias de base dos clubes da cidade do Rio de Janeiro e de fora dela. Fizemos entrevistas estruturadas com 228 atletas – das categorias sub-17 e sub-20 – de 19 clubes do Estado do Rio de Janeiro, incluindo os atletas dos clubes da capital fluminense. Observamos que os atletas dos clubes da capital investem mais tempo no futebol do que os demais jovens entrevistados. Esse tempo destinado ao esporte sugere uma concorrência com a formação escolar. Por fim, afirmamos que o tempo gasto com a formação no futebol pode criar dificuldade para uma vida escolar dedicada e para uma formação cultural de qualidade.

Palavras-chave : Educação; Jovens atletas; Esporte; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )