SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Jornada escolar versus tempo de treinamento: a profissionalização no futebol e a formação na escola básicaOs discursos de corpo bem dito, mal dito e não dito: uma análise a partir de filmes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

MILLEN NETO, Alvaro Rego; GARCIA, Roberto Alves  e  VOTRE, Sebastião Josué. Artes marciais mistas: luta por afirmação e mercado da luta. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.407-413. ISSN 2179-3255.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.10.004.

O artigo analisa o processo de construção das artes marciais mistas (MMA), descreve parte da história do valetudo no Brasil, de sua internacionalização, e identifica as marcas de ruptura entre o valetudo e o MMA. Foram consideradas como características próprias da transição do valetudo para o MMA: a profissionalização da categoria; a aceitação pelos veículos de comunicação; o acirramento do controle do corpo e dos códigos de moralidade no ethos dos lutadores; a criação de um novo produto para o mercado da luta; o deslocamento identitário dos lutadores, de representantes de determinada luta para lutadores de MMA.

Palavras-chave : Artes marciais mistas; Valetudo; Mercado; Jiu-jitsu.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )