SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Representações do corpo masculino na revista Men's HealthO triunfo da regularidade: ginástica higienista versus acrobacias na construção da educação física escolar na segunda metade do século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

PINTO, Rubia-Mar Nunes  e  OLIVEIRA, Cristina Borges de. Esporte, infância e juventude despossuída: uma análise das ONG's como acontecimento discursivo. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.39-48. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2016.01.013.

O artigo apresenta um estudo que pretendeu compreender as ONG's como acontecimento discursivo que institui e coloca em circulação um discurso que se pretende verdadeiro sobre o esporte e sobre crianças e jovens despossuídos. Fez-se a análise dos discursos publicados nos sites de nove ONGs que centram sua ação na oferta de atividades esportivas para o público infanto-juvenil que vive em periferias urbanas. Concluiu-se que as ONGs conferem mais ênfase à própria ação do que aos sujeitos que as recebem; que os discursos sobre o esporte são informados por tradições políticas e discursivas que reforçam o valor dessa prática como ferramenta de disciplina e controle; e que crianças e jovens pobres são aproximados discursivamente da ociosidade, da criminalidade, da indisciplina e do desrespeito às regras.

Palavras-chave : ONGs; Infância e juventude; Esporte; Discursos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )