SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Composição corporal e perfil somatotípico de atletas da seleção brasileira de futebol de 5Relação entre o excesso de peso e a coordenação motora de jovens atletas de atletismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

CANDIDO, Rafael Frata et al. Dieta elevada em carboidratos complexos minimiza necessidade de suplementação durante jogo-treino de rúgbi: foco no sistema imune. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.85-90. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2016.01.007.

O estudo analisou a imunidade oral após treino de rúgbi em atletas submetidos à dieta com alto teor de carboidratos (DATC). Em estudo randomizado, duplo-cego e placebo controlado, 20 atletas consumiram DATC por três dias antes do experimento. Os atletas receberam aleatoriamente bebida carboidratada (CHO) ou placebo (PLA) e participaram de duas sessões de treino de rúgbi, separados por sete dias. Coletas de saliva foram feitas antes (Pré-E), imediatamente após (Pós-E) e 1 h após (1 h Pós-E) o jogo-treino. Houve diferença significativa em taxa de secreção de IgA-s para PLA somente no tempo 1 h Pós-E. DATC, dias antes de treino de rúgbi, preserva função imunológica oral independente da suplementação de CHO durante treino.

Palavras-chave : Sistema imune; Suplementos dietéticos; Exercício físico; Carboidratos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )