SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Suplementação com bebida artesanal que contém carboidrato em atletas da ginástica rítmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

GONCALVES, Eder; REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de  e  TEOLDO, Israel. Comparação entre a performance tática defensiva e ofensiva de jogadores de futebol Sub-17 de diferentes posições. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.108-114. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.10.015.

O objetivo do estudo foi comparar a performance tática defensiva e ofensiva de jogadores de futebol Sub-17 de diferentes posições. A amostra foi composta por 18 jogadores: seis defensores, seis meio campistas e seis atacantes. Para coleta e análise dos dados foi usado o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). Foi feita análise descritiva e os testes estatísticos Shapiro Wilk, teste t de Student para amostras pareadas, Anova one way e Kappa de Cohen. O nível de significância considerado foi p < 0,05. Os defensores e meio campistas apresentaram valores significativamente maiores de performance tática ofensiva em relação à defensiva. É possível concluir que os defensores e meio campistas desta amostra têm melhor desempenho tático ofensivo do que defensivo.

Palavras-chave : Futebol; Tática; Avaliação; Posições.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )