Acessibilidade / Reportar erro

Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental

Between the composition and the task: a case study on the inclusion of Physical Education in a mental health service

Entre la composisión y la tarea: estudio de caso sobre la inserción de la educación física en un servicio de salud mental

Resumo

Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do "lado de fora" dos serviços.

PALAVRAS-CHAVE
Saúde mental; Equipe multiprofissional; Educação física; Estudo de caso

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com