SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mentalVoluntários e esporte: análise dos fatores sobre o impacto de satisfação do voluntariado do Jogos Sul-americanos Santiago do Chile 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

ABRAHAO, Bruno Otávio de Lacerda  e  SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Futebol, raça e identidade nacional: uma análise do desempenho dos jogadores nos jogos preto x branco. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.183-190. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.10.002.

Em São Paulo, nas décadas de 20 e 30 do Século XX, ocorreram partidas de futebol entre jogadores autodeclarados pretos e brancos na comemoração do dia da abolição da escravatura, 13 de maio. Eram os jogos preto x branco. Os autores objetivaram analisar o elogio ao desempenho dos pretos nesses jogos. Para tanto, analisaram as reportagens publicadas pelos jornais paulistanos entre 1927 e 1931. Concluiu-se que os jogos objetivavam integrar e contestar o preconceito no Brasil. Consequentemente emergiram os estereótipos positivos sobre as qualidades corporais da "raça negra" para o futebol. Pensado após a abolição, o efeito ambíguo desse elogio reside no fato de localizar os campos de futebol e as artes como espaços de integração naquela sociedade liberal.

Palavras-chave : Futebol; Raça; Imprensa; Identidade nacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )