SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Mojuodara: uma possibilidade de trabalho com as questões étnico-raciais na educação físicaPolíticas de inclusão e a docência em educação física: uma reflexão sobre as práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

SOARES, João Paulo Fernandes; MOURAO, Ludmila  e  MONTEIRO, Igor Chagas. Corpos dissidentes: gênero e feminilidades no levantamento de peso. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.254-260. ISSN 0101-3289.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2017.02.011.

Este artigo busca compreender as experiências de gênero e a construção de feminilidades de mulheres atletas do levantamento de peso. O campo empírico foi feito com uma equipe dessa modalidade. Foram observadas as sessões de treinamento e feitas entrevistas individuais com oito atletas, cujas narrativas expõem a visão dicotômica de gênero presente nesse espaço. Seus corpos trazem marcas da experiência esportiva, refletidas no volume muscular e na força diferenciada. Tais transformações tornam seus corpos dissidentes e abjetos e suas sexualidades são colocadas em suspeição. À medida que tencionam e subvertem as expectativas de uma feminilidade normalizada, essas mulheres nos convidam a refletir sobre as construções de feminilidades plurais no esporte.

Palavras-chave : Gênero; Feminilidades; Levantamento de peso; Estigma social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )