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Políticas de inclusão e a docência em educação física: uma reflexão sobre as práticas

Policies of inclusion and teaching in physical education: a reflection about the practices

Las políticas de inclusión y docencia en educación física: una reflexión sobre las prácticas

Resumo

Inscrita numa perspectiva pós-estruturalista, esta pesquisa discute as relações entre uma política de inclusão no Brasil e os professores de educação física. A inclusão neste trabalho é entendida como um dispositivo biopolítico a serviço da segurança das populações. O objetivo foi analisar a constituição de uma política de inclusão que convoca o professor de educação física e as implicações para as atuais práticas desses docentes. Esta é uma pesquisa genealógica, baseada nos estudos foucaultianos. O corpus foi composto por leis e programas dos ministérios da Educação, Saúde e Esporte. Foi possível perceber que há uma articulação entre os diversos órgãos, os quais regulam a prática do professor de educação física dentro de uma política inclusiva e põem os indivíduos em circulação.

PALAVRAS-CHAVE
Políticas de inclusão; Professores; Educação física; Estudos foucaultianos

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