SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3O esporte olímpico no Brasil: recursos financeiros disponibilizados para Olimpíadas Londres 2012Associação do sexo, rede de ensino e turno escolar com os níveis de intensidade das atividades diárias de crianças medidos por acelerometria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

PIRES, Gilberto Pivetta; PIRES, Karina Coelho  e  FIGUEIRA JUNIOR, Aylton José. Efeitos de 14 semanas de treinamento de força com periodização linear e ondulatória diária nas variáveis cinemáticas de jovens atletas de natação competitiva. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.291-298. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2017.02.010.

O objetivo do estudo foi determinar o efeito de 14 semanas de treinamento de força com periodização linear (PL) e ondulatória diária (POn) no desempenho através da avaliação cinemática das variáveis frequência de braçada (FB), comprimento de braçada (CB), velocidade média (VM) e índice de braçada (IB) em nadadores jovens de ambos os sexos. Foram divididos 17 adolescentes (15,18 ± 2,31 anos) em dois grupos (G): GPL (quatro homens e quatro mulheres) e GPOn (cinco homens e quatro mulheres). Pelos resultados encontrados podemos concluir que a POn é mais eficaz em proporcionar melhorias nos aspectos cinemáticos de VM, IB e CB em distâncias mais curtas (até 50 metros). A PL foi mais eficiente na manutenção da resistência muscular em variáveis de VM e CB em distâncias maiores (acima de 50 metros).

Palavras-chave : Natação; Treinamento de resistência; Fenômenos biomecânicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )