SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Percepção de pacientes em hemodiálise sobre os benefícios e as modificações no comportamento sedentário após a participação em um programa de exercícios físicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

HALLAL, Pedro C.  e  MELO, Victor Andrade de. Crescendo e enfraquecendo: um olhar sobre os rumos da Educação Física no Brasil. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.322-327. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2016.07.002.

O objetivo deste texto é lançar um olhar para a atual conformação da Educação Física brasileira, notadamente no que tange à relação entre distintas perspectivas de investigação. Percebendo que o crescimento da área, algo a ser louvado, não tem logrado dar respostas aos desafios que a cercam, em função, até, de uma certa fragmentação que tem a ver com ocorrências históricas recentes, no fim sugerimos que os pesquisadores devem retomar um caminho de diálogo, postura sem a qual obliterar-se-á a resolução de problemas que, no limite, podem mesmo colocar em risco a própria existência da disciplina acadêmica.

Palavras-chave : Educação Física; Pesquisa; Ciência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )