SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Treinamento desportivo: perfil acadêmico dos líderes de grupos de estudo brasileiros"Olhos masculinos nascidos para a contemplação do belo": a relação entre esporte e mulher na crônica esportiva brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

GONCALVES, Michelle Carreirão  e  VAZ, Alexandre Fernandez. Produção de forma no esporte: sobre a estética do rúgbi. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.347-354. ISSN 0101-3289.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2017.06.005.

Ao considerar o esporte como artefato estético, passível de elogio e desfrute na sociedade contemporânea, perguntamos pela expressividade da obra esportiva a partir do ponto de vista da produção (das próprias atletas). Para tanto, fizemos pesquisa empírica junto a uma equipe de rúgbi feminino de Florianópolis/SC, procuramos mais bem entender como representam esteticamente o esporte que praticam. Questões ligadas às formas de jogo, ao belo, ao feio, bem como à técnica, à inteligência e à criatividade, são recorrentes, configuram uma constelação que parece indicar modos de fruição estética por parte daquelas que são as autoras da obra esportiva.

Palavras-chave : Esporte; Estética; Rúgbi; Obra esportiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )